Curiosidades Vitivinícolas
Neste espaço buscamos disponibilizar informações e curiosidades a respeito da uva, do vinho e derivados.
Se ao abrir uma garrafa de vinho você encontrar na rolha ou na taça alguns pequenos cristais, não fique preocupado. Ao contrário: o "diamante" do vinho, que na verdade, nada mais é do que bitartarato de potássio, é uma prova segura de que o vinho é de boa qualidade. Ao encontrar os diamantes, recomenda-se não sacudir a garrafa, mas servir o vinho cuidadosamente em um decanter, o que não apenas separará o vinho do depósito formado, mas colocará o vinho em contato com o oxigênio, ressaltando aroma
Como conservar uma garrafa de vinho que foi aberta? A resposta é variável. Depende de vários fatores! Depende do vinho em questão. Vinhos com mais corpo e mais álcool resistem mais, também a quantidade de vinho na garrafa, a temperatura a que o guarda, etc. Umas das formas mais conhecidas é passar o vinho que sobrou em uma garrafa menor e manter fechada com a mesma rolha, ou uma nova e limpa. Depois somente guardar na geladeira a uma temperatura baixa, evitando a oxidação.
Uma taça adequada irá ajudar a identificar e apreciar caracterÃsticas da bebida. Longe de exigir que os consumidores conheçam a fundo questões técnicas de cada vinho, para usar taça especÃfica, sugere-se como padrão, consumir em taças transparentes e finas, com bojo parecido com as taças usadas em degustação, altas e com cerca de 260 ml.
A temperatura ideal para consumo de vinho varia conforme o tipo da uva. Se a uva for branca, é indicado que se deva consumir o vinho entre 8 e 12 graus Celsius Para os tintos, a escala pode variar entre 15 e 18oC Os rosados devem ser consumidos por volta de 12oC. Os espumantes pedem entre 5 e 8oC. Os brancos de sobremesa costumam ser de 5 a 10oC. Vale lembrar que a temperatura média da maioria das cidades brasileiras está acima de 20oC, o que significa que um pequeno resfriamento é necessár
Quanto mais velho, melhor o vinho. Certo? Não necessariamente. Um vinho ruim pode ficar décadas oxigenando em barris de carvalho e continuará ruim. Quanto aos vinhos reconhecidamente bons, o que vale é ficar atento à safra – é mais importante saber se o ano e que o vinho foi fabricado teve uma boa safra do que sua idade. Durante muito tempo acreditava-se que quanto mais velho melhor era o vinho. Este conceito já foi completamente desmentido e já está comprovada.
O suco de uva é uma bebida saudável, aromática e tem o sabor caracterÃstico da fruta, e segundo especialistas, fornece mais benefÃcios do que a própria uva. Existem diferentes tipos de suco, o integral, o néctar, o concentrado e o em pó. O consumidor deve ficar atento apara fazer as melhores opções de escolhas do produto. Sempre que possÃvel o consumidor deve escolher o integral, pois é a opção que traz mais benefÃcios para a saúde.
A harmonização, ou enogastronomia, é a arte de combinar vinhos e alimentos. Ao contrário do que muita gente pensa, não se trata apenas do tipo de carne, da massa ou da cor da bebida. Para que o casamento seja perfeito e um não anule o sabor do outro, devem ser levados em conta fatores como a estrutura de ambos: temperos, acidez, doçura, intensidade e aromas.
Existe uma diferença entre os termos envelhecer e amadurecer. Enquanto o amadurecimento seria o processo que ocorre antes do engarrafamento, o envelhecimento, tecnicamente, é o que acontece dentro da garrafa. Mas, na prática, essa diferença é um preciosismo, e os conceitos acabam se misturando. Voltando às alternativas à madeira. Sem falar no envelhecimento dentro da própria garrafa, as opções mais comuns são os tanques de aço inoxidável, e os de concreto.
Uma rolha é um objeto utilizado para a retenção de lÃquidos e/ou gases em recipientes. Ela é comprimida para fechar a garrafa e depois se expande, garantindo uma vedação perfeita. Quando a garrafa não é armazenada deitada, a rolha resseca se desprende do gargalo e permite a passagem de ar, o que altera a bebida. Antes de beber, cheire a rolha. Ela deve ter cheiro de vinho. Se for vinagre ou fungos, o vinho pode estar contaminado/ alterado.
A palavra vintage, no contexto do mundo dos vinhos, refere-se à vindima, ou seja, à colheita. Então, quando vemos um determinado ano impresso no rótulo, esse refere-se ao ano em que as uvas foram colhidas. Vintage é, portanto, um vinho safrado.
Vinho é a uva, fermentada. Mas não são somente as leveduras da fermentação as responsáveis pelo processo que transforma uvas nesse lÃquido tão delicioso e complexo. Existe também um microrganismo, chamado Oenococcus oeni, que é a bactéria de ácido lático mais importante em uma vinÃcola. Essa bactéria é a responsável por diminuir a acidez do vinho, após a fermentação alcoólica, em um processo chamado fermentação malolática, que transforma ácido lático em málico.
A importância do Resveratrol á saúde
Algumas considerações quanto aos benefÃcios do consumo moderado de vinho para a saúde.
Algumas considerações quanto aos benefÃcios do consumo de suco de uva integral para a saúde.
Diferentes tipos de sucos.